Qual o tipo de parto é mais recomendado? Quanto mais as pesquisas e os conhecimentos em Medicina avançam, confirma-se que parto normal é o mais indicado. Por isso, desde o período pré-natal, os obstetras, que são os especialistas capacitados para atender as gestantes (antes, durante e após o parto) se empenham para que a criança venha ao mundo da maneira mais natural possível, escolhendo o parto normal como via preferencial para realização desse procedimento, o ápice de um processo de gestação.
Quando o parto cesariano passa a ser uma opção? Já nas consultas anteriores e durante o parto, os obstetras monitoram o crescimento, o desenvolvimento do bebê e, se tudo estiver bem, conduzem ao parto normal. Entretanto, se notarem alguma alteração (devido ao tamanho, o peso, a posição), para assegurar o bem-estar e a vida da criança e da mãe, podem optar por uma via de parto cirúrgica (cesariana). Em ambos os casos (normal ou cesárea), o importante é focar no melhor para a mulher e seu filho.
O pediatra deve estar na sala de parto? Sempre. O pediatra deve estar na sala de parto, acompanhando o procedimento e tomando todas as medidas necessárias para garantir a saúde e o bem-estar da criança. Por exemplo, como é de amplo conhecimento, ao nascer, o bebê deve respirar no primeiro minuto de vida. Assim, cabe a esse especialista cuidar para que esse gesto ocorra da forma e no tempo adequados.
Mãe e filho devem estar próximos logo após o nascimento? Sem dúvida alguma. Logo após o nascimento, se tudo tiver corrido de acordo como previsto e não houver intercorrências, o bebê deve permanecer sobre a mãe em contato pele a pele. Dessa forma, poderá ser estimulada a prática do aleitamento materno e, entre a mãe e o filho, se desenvolverá apego e os elos de identificação.
Qual a importância do nascimento? Trata-se de um momento mágico, no qual deixamos de ser filhos para nos tornarmos pais. Apesar de rápido, ele pode definir todo o futuro do novo ser que está nascendo. Por conta disso, o parto deve ser realizado em ambiente seguro, equipado e acompanhado por médicos capacitados no atendimento da gestante (o obstetra) e por médicos capacitados no atendimento do recém-nascido (o pediatra).
Fonte: https://www.sbp.com.br/
Comments