top of page

Higiene do Sono


Série de comportamentos, hábitos e conhecimentos que auxiliam na adequado de uma boa noite de sono.


Crianças de 0-1 ano


Até 2 meses: ciclo vigilía-sono desorganizado, acordando aproximadamente a cada 3 horas para amamentação e higiene


Com o crescimento o sono noturno vai prevalecendo e o sono diurno, na forma de cochilos, vai diminuindo até a idade escolar. Quando o bebê começa a apresentar um sono mais consistente durante a noite, manter o horário de dormir, um local adequado e seguro e um ritual podem garantir uma boa noite de sono. Começando com a alimentação (amamentação), escovação dos dentinhos (conforme forem aparecendo) e a troca de fralda, o ritual da hora do sono deve incorporar o levar o bebe para o quarto e para o berço, com histórias ou música, e um ambiente com pouca iluminação, e com atitudes que mostrem que está na hora de dormir e que o preparem para isso. De preferência, o bebê deve adormecer no próprio berço, fazendo deste um momento bom, de contato e afeto com os pais, e sem necessidade de colo, balanço ou alimentação. As crianças aprendem esse hábito rapidamente.


Passos pada uma boa higiene do sono em bebês:

- manter uma rotina para os cochilos diurnos. Evitar cochilos no final da tarde

- criar uma rotina para a hora de dormir que contenha um momento bom com os pais (ler histórias, ouvir música, etc)

- criar um ambiente que leve ao sono e recompensar as noites bem dormidas

- manter o mesmo horário para dormir e acordar todos os dias

- coloque a criança na cama ainda acordada

- tente não deixar a criança adormecer mamando ou com mamadeira, nem em outro lugar que não seja sua própria cama

- durante a noite, dê somente as mamadas programadas

- evitar levar a criança para sua cama para dormir ou acalmar-se

- se a criança acordar a noite, verifique fraldas, cólicas ou assaduras, fique no quarto dela até que ela se acalme

- quando lidar com a criança durante a noite, use uma luz fraca, fale baixo e o suficiente , sem estimulá-la


As crianças apresentam breve despertares durante a noite o que é esperado, e o voltar a adormecer desses despertares deve acontecer nas mesmas condições que as da hora de dormir, isto é, sozinha e na própria cama. Os pais que criam rotinas inadequadas da hora de dormir, como embalar as crianças, deitar junto delas, amamentar ou dar mamadeira para dormir, deixá-los adormecer na frente da televisão ou na cama dos pais para depois levá-las a suas próprias camas, criam hábitos inadequados que são solicitados quando as francas despertam no meio da noite. Muitas vezes essas crianças despertam durante a noite e ficam confusas ou assustadas por não estarem no mesmo local onde adormeceram, depois vai solicitar os mesmos rituais para adormecer novamente. Desse modo, o breve despertar torna-se um acordar mais longo, que pode ser seguido de choro, birra e demanda dos rituais inadequados. A criança deve aprender a dormir sozinha com segurança, para quando despertar durante a noite, ela se sinta segura e capaz de adormecer novamente por si só.


Os pais devem reconhecer as necessidades dos seus filhos e o que está acontecendo naquele momento e como seu julho responde para aquela determinada situação. Choro e agitação: cólicas, troca de fraldas, assaduras, febre ou até mesmo insegurança e falta de contato com os pais. qualquer mudança brusca na rotina da criança tanto de dia como de noite (como viagens e doenças) podem afetar o sono. Precisariam de ajudar médica em resfriados, febre, alergias e refluxo.

Mesmo que o bebê não responda verbalmente, ele entende e percebe as reações dos pais e seus sentimentos. Cansaço, problemas no trabalho ou na família, pode fazer com o que o bebê perceba o clima tenso e tenha uma reação com choro e atrapalhar o sono. É preciso calma e as vezes ajuda de outros familiares para manter a rotina do bebê. Quando há um choro junto do despertar, é necessário que os pais acalmem a criança, mas reforcem o adormecer sozinha. Deixar a criança chorando sozinha apenas reforça a insegurança. Algumas crianças são mais difíceis de acalmarem e precisam de amais tempo para adormecer, nessa hora paciência e conhecimento dos pais são fundamentais. Os pais que não suportam ouvir a criança chorar ou que se desregram nesta hora, precisam de ajuda, tanto para entenderem seus medos, como para se sentirem capazes de cuidar de seu bebê. Alguns entendem essa falta de conhecimento como abandono da criança. Esses pais acabam por reforçar o comportamento de choro da criança.

861 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page